segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Trem Urbano de Fortaleza

Trem Urbano de Fortaleza

O sistema de trens urbanos de Fortaleza é administrado pela CBTU através da Superintendência de Trens Urbanos de Fortaleza. Possui aproximadamente 42 km de extensão contando com 24 estações, interligando os municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza. Atualmente transporta cerca de 30.786 mil passageiros por dia.

História

Operado pela Rede de Viação Cearense a pelo menos 40 anos, passou em 1975 para a administração da RFFSA durante a estatização das linhas ferroviárias do Brasil.

Devido a privatização das linhas ferroviárias da RFFSA a concessão para a operação dos trens urbanos passou, em 1997, para a CBTU vinculada ao Ministério das Cidades do governo federal.

Desde 2004 o sistema é administrado em conjunto pela CBTU e a Metrofor. Depois que forem concluídas a modernização de todo este sistema, prevista para meados de 2010, ele passará a ser administração unicamente pela Metrofor.

Características do Sistema

Este sistema atualmente possui 42 km de extensão e é servido por 24 estações divididas em duas linhas. Os veículos deste sistema possuem uma velocidade média de 26,7 km/h. A bitola é métrica e os trens são movidos a diesel.

Projetos

Este sistema está passando atualmente por um grande processo de modernização. Suas duas linhas estão sendo eletrificadas, todas as estações estão sendo substituídas e novas serão construídas. Quando as obras de modernização estiverem concluídas este sistema será administrado unicamente pela Metrofor vinculada ao estado do Ceará assim deixando de ser administrada pela CBTU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário