segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Aeroporto Internacional Pinto Martins

Aeroporto Internacional Pinto Martins


Em 7 dias do mês de fevereiro de 1998, foi inaugurado o Aeroporto Internacional Pinto Martins pelo Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, e pelo Governador do Estado do Ceará, Tasso Ribeiro Jereissate.

O Aeroporto Internacional Pinto Martins é um admirável exemplo de arquitetura moderna, confortável, prática e elegante. Muito bonito, localizado razoavelmente perto da cidade, oferece ao usuário todas as vantagens e facilidades de quaisquer um dos aeroportos mais avançados das grandes metrópoles do planeta.

Oferecendo um espaço agradável aos usuários, o aeroporto conta com uma área de alimentação e serviços com ampla variedade de opções, banheiros limpos, esteiras de bagagens em excelentes condições, enfim, um exemplo para o resto do país de como fazer as coisas bem feitas administrando com sabedoria o dinheiro público.

O aeroporto vem sendo administrado pela INFRAERO, que, em todo o Brasil, administra 76 aeroportos. A sede central está em Brasília, mas o Pinto Martins é administrado pela sede regional de Recife. É dever da INFRAERO cuidar da segurança e operar os aeroportos. É ela quem administra o controle de alugueis, rateiro de área, telefone, luz, água, enfim, todo o sistema operacional do aeroporto.

A segurança do aeroporto fica por conta da Polícia Federal, atuante na área interna verificando se há falsificação de passagens, transporte de drogas, armas, etc. Já a segurança eletrônica é um serviço tercerizado contratado pela INFRAERO, incluindo vigilância eletrônica, fitas de vídeo 24h, monitoração da área total, etc.

Os aeroportos brasileiro que não são operados pela INFRAERO são administrados pela aeronáutica. Estes aeroportos, geralmente, são de pequeno porte. O antigo aeroporto ainda funciona com aeronaves de pequeno porte.
O capital obtido no aeroporto é misto. Parte é do Governo, vinculados ao Ministério da Defesa, e outra parte é da INFRAERO. A parte do lucro que vai para o Governo é investido para a manutenção do aeroporto. O lucro é obtido, basicamente, através da cobrança de taxas de embarque e taxas de pouso e decolagem.

No Brasil existem vários aeroportos de 1ª categoria onde o de Fortaleza se enquadra, além do caso dos aeroportos do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, entre outros. Os itens exigidos para que um aeroporto seja chamado de 1ª categoria são: vôos internacionais, grande área, pista ampla, PPS (primeiros socorros) e ILS.

O ILS é um sistema modernizado de navegação aérea existente apenas nos aeroportos brasileiros de Fortaleza, Guarulhos e Rio de Janeiro. É ele quem dá a segurança total nos controles de pouso e decolagem, mesmo quando não há visibilidade alguma.

Depois do aeroporto de Curitiba, o Pinto Martins é considerado o 2º aeroporto mais inteligente do Brasil. O Centro de Emergência Aeroportuário é o "coração do aeroporto". Lá são controlados todos os sistemas de monitoração, como elevadores, telefonia, sistema de segurança, luz, água, etc. Existem 2 geradores no aeroporto, para evitar acidentes por falta de comunicação e monitoramento. A docagem é a linguagem usada para a acoplação nas aeronaves à porta de conexão (conector), onde há a comunicação da área de embarque e desembarque de passageiros com a aeronave.Entres os países com o qual Fortaleza faz ligação estão Roma, Portugal, Milão, Amsterdam, Miami, Buenos Aires e Espanha.

A INFRAERO oferece ao usuário várias facilidades com serviços como o fraldário, balcão de informações, primeiros socorros (o PPS - com 1 médico e 2 enfermeiras de plantão), capela (que realiza missas todos os Domingos às 10h), além de lazer com música ao vivo na praça de alimentação toda Sexta-feira.

O maior movimento de passageiros acontece durante à tarde e à noite. Chegam mais vôos do que saem. Depois que o Aeroporto Internacional Pinto Martins foi inaugurado o movimento aumentou tanto que já existem planos para nova ampliação. Afinal, o aeroporto de Fortaleza é a principal porta de entrada de turistas para o Ceará.

· Espaço Físico

*

0 - Desembarque à Despacho de passageiros (check in)
Supervisor do aeroporto
Salas ais
Acesso de tripulantes
Polícia Federal
Receita Federal
Polícia Militar
Departamento de Aviação Civil
Vigilância Agropecuária
Juizado de Menores
Balcão de informações
Ônibus executivo
Locadora de automóveis
Reservas de hotel
Informações Turísticas
Câmbio
Guarda bagagens
Fraudário
*

1 - Embarque à Administração do aeroporto (IMFRAERO)
Saúde dos Portos
Agências bancárias (câmbio)
Correios
Centro comercial
Praça de alimentação
Salão de Beleza

*

2 - Terraço Panorâmico à Centro Comercial

· Algumas regras do aeroporto

*

é preciso que o passageiro esteja presente no aeroporto 1h antes de viagens nacionais e 2h antes de viagens internacionais para que haja tempo para o "chek in";
*

Mulher grávida a partir de 7 meses não pode viajar sem autorização médica;
*

Não é permitido o uso de aparelhos eletrônicos nas viagens, como celulares, devido a interferência da navegação aérea;
*

Animais, plantas, remédios e alimentos não podem ser levado sem que haja autorização passada por declaração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário