terça-feira, 26 de outubro de 2010

Lady Gaga



Lady Gaga, nome artístico de Stefani Joanne Angelina Germanotta (Nova Iorque, 28 de março de 1986), é uma cantora de dance-pop e eletrônica dos Estados Unidos, vencedora de dois Grammy Awards. Depois de ter sido contratada e logo despedida da Def Jam Records aos 19 anos de idade, começou a se apresentar no cenário musical de rock no sudeste da cidade de Nova Iorque. Durante este período, trabalhava para a gravadora Interscope Records como compositora para artistas conhecidos, incluindo Akon, que, depois de ouvir Gaga cantar, convenceu o presidente da Interscope Jimmy Iovine a contratá-la para um acordo musical entre a gravadora e a de Akon Kon Live. Seu álbum de estreia The Fame foi lançado em agosto de 2008 contando com um grande êxito comercial e crítico. Em adição por receber várias críticas positivas, o álbum chegou ao primeiro lugar de vendas em quatro países, além de nos Estados Unidos pela parada da Billboard "Top Electronic Albums". Os dois primeiros singles do álbum, "Just Dance" e "Poker Face", se tornaram grandes sucessos internacionais, sendo que o primeiro foi indicado na categoria "Melhor Canção Dançante" no 51º Grammy Awards. Em 2009, depois de abrir turnês de grupos como New Kids on the Block e Pussycat Dolls, embarcou na sua própria, a The Fame Ball Tour. Ainda, conseguiu vender mais de 20 milhões de singles digitais e 8 milhões de álbuns mundialmente, o que fez dela um dos artistas que mais vendeu em 2009.Em 2010 atingiu a marca de 10 milhões... Lady Gaga passou a ser reconhecida mundialmente pelo sucesso dos seus singles "Just Dance", "Poker Face" e "Bad Romance".

Musicalmente, Gaga é inspirada por cantores e grupos de glam rock como David Bowie e Queen, e por cantores de pop dos anos 1980 como Cher, Cyndi Lauper, Madonna e Michael Jackson. Ela também é inspirada por moda, o que ela diz ser essencial para suas composições e apresentações, e apoia a comunidade gay ao creditá-los por seu sucesso inicial.
Biografia
1986-2004: Infância e adolescência

Stefani Joanne Angelina Germanotta (Lady Gaga) nasceu em 28 de março de 1986,na cidade de Nova Iorque, mais precisamente na ilha de Manhattan, filha mais velha do casal ítalo-americano Joseph e Cynthia Germanotta.Com 11 anos de idade, Gaga foi mandada para a Juilliard School em Manhattan,mas ao invés disto foi para o Convent of the Sacred Heart, uma escola católica privada.Aprendeu a tocar piano aos 4 anos de idade, sendo que compôs sua primeira balada aos 13 e mais tarde já fazia apresentações.Aos 17 anos de idade ganhou admissão na escola de artes da Universidade de Nova Iorque Tisch. Lá, ela estudou música e aperfeiçoou sua habilidades de compor ao escrever dissertações e artigos analíticos focando em assuntos como arte, religião, e organização sócio-política.Gaga se retirou da escola depois para focar-se em sua carreira musical.2005-2007: Início da carreira musical
Gaga se apresentando em um restaurante, durante o início de sua carreira.

Gaga assinou um contrato com a Def Jam aos 19 anos de idade, depois do produtor musical L. A. Reid ouvi-la cantar abaixo da entrada de seu escritório. Entretanto, ela diz que Reid jamais a conheceu, e depois de três meses, ela foi despedida da gravadora.Ela retornou para a casa de seus pais e começou a fazer apresentações no centro musical do sudeste de Nova Iorque, acompanhada dos grupos Mackin Pulsifer e SGBand.Naquele período, começou a usar drogas e apresentar-se em clubes burlesque; Gaga disse que seu pai "apenas não entendia" aquilo, e que não conseguia olhar para ela durante alguns meses.O produtor musical Rob Fusari, quem ajudou Gaga a compor uma de suas primeiras canções, comparou seu estilo vocálico com o de Freddie Mercury. Ele apelidou-a de Gaga por causa da canção "Radio Ga Ga", do grupo de rock Queen. Ela começou a usar este apelido como seu nome artístico e a partir daí ficou conhecida como Lady Gaga.

A partir de 2007, Gaga passou a trabalhar com Lady Starlight, quem ajudou-a a criar seus figurinos a serem usados em apresentações. A dupla começou a cantar em clubes de avenidas como o Mercury Lounge, The Bitter End, e no Rockwood Music Hall,[16] sendo que as apresentações das duas passou a ser chamada de "Lady Gaga and the Starlight Revue".Em agosto de 2007, Gaga e Starlight foram convidadas para cantarem no festival de música Lollapalooza. A apresentação foi aclamada e recebeu muitas críticas positivas. Tendo inicialmente focado em avant-garde, e música dançante e eletrônica, Gaga encontrou seu estilo musical ao acrescentar melodias de pop e as da era do glam rock.
Durante este período, ela passou a compor para artistas contratados da gravadora de Akon, assim como Fergie, Pussycat Dolls, Britney Spears, e New Kids on the Block.Depois de ouvi-la cantar em uma referência vocal para uma de suas faixas, Akon concluiu que ela também era uma boa cantora.Ele finalmente convenceu o presidente da Interscope Records, Jimmy Iovine para contratá-la e fazer um acordo com sua própria gravadora, a Kon Live Distribution,chamando mais tarde Gaga de sua "artista privilegiada".Entre a afiliação com Akon, Gaga começou a trabalhar no seu próprio material para o seu álbum de estreia com o produtor RedOne. Tendo inspirações do glam rock de David Bowie e canções de Queen, quis misturar suas batidas eletrônicas e retrospectivas com um refrão de pop e ainda manter um pouco de rock and roll. A primeira canção que eles produziram juntos foi "Boys Boys Boys".
2008: The Fame

Em 2008, Gaga mudou-se para Los Angeles, e passou a trabalhar em proximidade com sua gravadora para finalizar seu álbum de estreia The Fame. Gaga disse que combinou vários gêneros diferentes no álbum, "dos tambores e bate-palmas de Def Leppard até tambores de metal em canções urbanas". Começou a trabalhar com uma coletiva chamada "Haus of Gaga", que colabora com ela em suas apresentações em sons e figurino. The Fame recebeu em sua maioria, críticas positivas; de acordo com o grupo de crítica musical Metracritic, o álbum recebeu uma pontuação de 71/100. The Fame atingiu o número um em países como Áustria, Reino Unido, Canadá, e Irlanda, e número quatro na Austrália e Estados Unidos. Em julho de 2009 as vendas mundias do álbum foram contabilizadas em 3 milhões de cópias. O primeiro single do álbum, "Just Dance", foi lançado em 8 de abril de 2008, e foi número um em sete países – Austrália, Brasil, Canadá, Holanda, Irlanda, Reino Unido, e Estados Unidos. Este recebeu uma indicação ao Grammy na categoria "Melhor Canção Dançante", mas perdeu para "Harder, Better, Faster, Stronger", de Daft Punk. O segundo single, "Poker Face", foi lançado em 3 de setembro de 2008, e assim como seu antecessor atingiu o número um, em quase vinte países se tornando assim a música mais tocada do ano.
Gaga em apresentação na New Kids on the Block: Live.

Mais tarde, a "Haus of Gaga" focou-se em colocar a cantora em sua primeira turnê que participaria, e junto com o grupo New Kids on the Block embarcou com eles na turnê New Kids on the Block: Live, abrindo as apresentações de 8 de outubro do mesmo ano até o final de novembro. A primeira turnê oficial da cantora, a The Fame Ball Tour, começou em 12 de março de 2009 e foi muito elogiada pela crítica. Em maio, Gaga abriu apresentações da turnê das Pussycat Dolls na Austrália. Ao mesmo tempo, o videoclipe para o seu terceiro single internacional, "LoveGame", foi banido de vários canais, que recusaram-se a exibir o vídeo afirmando que o mesmo continha imagens de sexualidade explícita.
2009 - presente: The Fame Monster e The Monster Ball Tour
Gaga no MTV Video Music Awards de 2009.

Gaga apareceu semi-nua, vestindo somente bolhas de plástico, e com isso ganhou ainda mais fama na capa anual da edição "Hot 100" da revista Rolling Stone em maio de 2009. No artigo destacado, ela falou sobre que enquanto sua carreira começava em Nova Iorque, ela mantinha uma relação amorosa com um baterista de heavy metal, falando também sobre o relacionamento e o fim do mesmo, dizendo "eu era a Sandy dele, e ele era o meu Danny [de Nos Tempos da Brilhantina], e eu apenas terminei tudo." Mais tarde ele se tornou uma das inspirações atrás do álbum de estreia de Gaga, The Fame. Ela assumiu ser bissexual e que é inspirada por lindas mulheres, o que ela afirma deixar seus namorados "desconfortáveis." Sobre sua orientação sexual, Gaga afirmou não querer ser vista como alguém que quer usar a comunidade gay para ser atrativa. Antes desta entrevista ela disse à uma multidão em um dos seus concertos que a sua canção "Poker Face" fala em suas letras sobre fantasiar com uma mulher enquanto estar na cama com um homem. Gaga também apareceu no single do rapper Wale, "Chillin".

Gaga foi indicada com um total de nove prêmios no MTV Video Music Awards de 2009,recorde para um artista no seu primeiro, incluindo "Vídeo do Ano", "Artista Revelação", "Melhor Vídeo Feminino" e "Melhor Vídeo de Pop" para "Poker Face" e "Melhor Direção", "Melhor Edição", "Melhores Efeitos Especiais", "Melhor Cinematografia" e "Melhor Direção de Arte" para "Paparazzi". Ela conseguiu ganhar o prêmio de "Artista Revelação" enquanto o seu single "Paparazzi" ganhou dois nas categorias "Melhor Direção de Arte" e "Melhores Efeitos Especiais". Em outubro, Gaga recebeu o prêmio da Billboard "Estrela em Ascensão de 2009".Mais tarde apareceu no programa noturno Saturday Night Live, em um ensaio cômico com Madonna e uma apresentação de um trecho seu futuro single "Bad Romance", do álbum relançamento do "The Fame" chamado "The Fame Monster", assim como trechos dos singles "LoveGame" e "Poker Face" além de uma apresentação do single "Paparazzi". Além de todos esses prêmios, ela ganhou o de "Artista Revelação" também no EMA, a premiação da MTV Europeia.
Gaga discursando durante a Marcha Nacional pela Igualdade, realizada em Washington DC em 11 de outubro de 2009, em apoio aos homossexuais.

Em Setembro de 2009, um pouco após o VMA, Gaga anunciou parceria com o rapper "Kanye West", em uma turnê denominada "Fame Kills: Starring Lady Gaga and Kanye West", porém, algumas semanas depois, a própria cantora informou que a turnê teria sido cancelada devido ao afastamento de Kanye West da mídia devido ao acorrido na premiação do VMA que envolvia o rapper e a cantora "Taylor Swift", assunto que causou bastante polêmica, e devido as suas ideias completamente diferentes das de Gaga para o show, no entanto, a cantora informou ia sair em nova turnê solo ainda este ano.

Em Outubro de 2009 foi lançado os fones de ouvido HeartBeats desenvolvidos por Lady GaGa e Dr. Dre.

Em Outubro de 2009 foi anunciada a segunda turnê da cantora, chamada "The Monster Ball Tour", que teria como base o novo trabalho musical, que seria um digno relançamento do "The Fame", intitulado "The Fame Monster", um ótimo trabalho,considerado pela crítica como um álbum totalmente independente do The Fame e de maior nível. A nova turnê irá passar pela América do Norte,Europa e pela Austrália, por enquanto. Gaga, em uma entrevista a um jornal carioca, afirmou que também passaria pelo "Brasil" com a "The Monster Ball Tour".

Em 14 de janeiro de 2010, Gaga teve que cancelar o concerto Monster Ball, em West Lafayette, Indiana, devido a preocupações com a saúde. Ela estava tendo dificuldade para respirar nas horas que antecederam ao show, e paramédicos declararam mais tarde que ela estava sofrendo de um batimento cardíaco irregular, como resultado da desidratação e exaustão. Em janeiro de 2010 é contratada como nova diretora artistica da Polaroid, famosa marca de camêras fotográficas, e ainda será responsável por uma linha específica de produtos Polaroid, que devem chegar as lojas ainda em 2010. No dia 31 de Janeiro de 2010 Lady Gaga faz um dueto com Elton John das músicas "Spechless" e "Your Song" na abertura do Grammys, contando com cinzas, explosões, poeira e um piando dupla face. Ela também foi indicada para Canção do Ano, Gravação do Ano e Melhor Gravação Dance de seu single "Poker Face", vencendo o último dos três. The Fame tinha sido nomeado para Álbum do Ano e Melhor Album Eletrônico / Dance Album, vencendo o último dos dois.

Discografia
Discografia de Lady Gaga

Álbuns de estúdio
* 2008: The Fame
* 2009: The Fame Monster

Compilações
* 2010: The Remix

EP
* 2006: Red and Blue
* 2009: The Cherrytree Sessions

Turnês
* 2009: The Fame Ball Tour
* 2009-2011: The Monster Ball Tour



Lista de prêmios e indicações recebidos por Lady Gaga

A lista de prêmios de Lady GaGa, consiste em 68 prêmios vencidos de 152 indicações totais. Foi considerada pelo The Times "O Futuro do Pop".Seu single de estréia "Just Dance", com participação de Colby O'Donis, fez muito sucesso, conseguindo o topo dos charts em vários países mundialmente incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Holanda. A música foi indicada para o Grammy de melhor gravação dance no 51º Annual Grammy Awards. Este foi seguido pelo segundo single "Poker Face". O single conseguiu o topo dos charts em mais de 20 países mundialmente incluindo os Estados Unidos. Seu terceiro single foi lançado apenas em alguns países selecionados, "Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)" e entrou nos charts na Austrália, Nova Zelândia e Canadá. Junto com estes Gaga tem uma série de outros singles que entraram nos charts devido ao alto número de downloads legais. Ela também tem músicas junto com artistas como New Kids on the Block, The Pussycat Dolls, Britney Spears e Claude Kelly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário